sábado, 5 de junho de 2010

A verdade da mentira

Andava eu a actualizar-me nos blogues que sigo quando num deles vejo uma troca de comentários bastante desagradável. 
Vou lendo, comentário a comentário e fico cada vez mais revoltada. Como é que 2 pessoas podem ser são tacanhas? Quando alguém tem o altruísmo de construir algo em prol da solidariedade penso que as pessoas que quiserem colaborar não devem perder nunca isso de vista. O projecto é para outras pessoas, e não para elas próprias. Reclamaram, insultaram, vilipendiaram...Mas o que interessa o aspecto do blogue, qual a cor predominante, quem fica à frente de quê???!!! Sugeriam que devia ser tudo por votação...então as reuniões que foram feitas aquando dos almoços, teriam que ter quorum e acta igualmente, senão padeciam de invalidade. Ora, poupem-me!!! Não sejam preciosistas com coisas que não interessam.A verdade é que a maneira como se apresentaram a este projecto era uma falácia.
Não conheço pessoalmente as pessoas em questão mas conheço aquelas contra as quais os seus insultos se dirigiam. Argumentaram de tudo e mais alguma coisa, mas eram argumentos tão frágeis...para além de que denunciavam os seus objectivos: o almejado reconhecimento, acima de tudo. Será que nunca ouviram dizer que neste campo da solidariedade, os benfeitores até gostam do anonimato?! O que fazemos, é feito com sentimentos muito nobres, que vêm do coração. Por exemplo, não é necessário que o nosso nome figure num poema por nós realizado, afinal quando o fizemos foi para homenagear alguém e não para sermos homenageados.
E depois ainda acusaram pessoas de fibra de se venderem por receberem uma contrapartida!! O que não entenderam, é que não houve sinalagma, foi somente um presente por altura de uma data importante. E se aquelas mentes achariam que alguém muda de opinião por força de um presente, então estão a classificar os outros pela sua bitola. Talvez seja assim o seu "modus operandi" então acharão que os outros são iguais. 
Uma última palavrinha no que toca a amizades: eu tenho amigos e amigas que já são sexagenários, outros cinquentões e outros ainda que entraram recentemente na casa dos vintes. E agora, qual é o problema? Que eu saiba o que nos une aos outros não é a idade, o que vemos por fora  mas o conteúdo que essa pessoa apresenta, ou seja, o seu interior. Daí o sábio ditado: "Quem vê caras, não vê corações".

6 comentários:

  1. Abstraindo-me do caso em concreto, apreciei o sentido da amizade. Com o tempo (e só com o tempo!) aprendemos que o ser humano tem a idade do tempo, não a idade da vida!
    Esta continua firme, enquanto a "cápsula" vai sumindo ao sabor dos ponteiros do relógio!Por isso, estou de acordo! O que nos une não é a idade mas a amizade que se vai fortalecendo cada dia!
    Abraço de paz!
    M.B.

    ResponderExcluir
  2. oh honey, que palavras. Como é óbvio elas tocam-me em todos os sentidos. Tento-me bater contra aquelas idiotices que para lá escrevem mas cada dia torna-se mais complicado. Espero ansiosamente que chegue o dia 1 de julho para elas sairem do projecto. Estão a minar aquilo totalmente e a deixar as pessoas desanimadas.
    Adoro-te
    Beijos
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Marta, como sempre, mostras ser uma verdadeira justiceira! pena que as pessoas em questão nao se guiem pelas tuas sabias palavras e continuam a ser pequenas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Falando em coisas mais positivas...como foi com os "nossos" pirilampos? Eles gostaram, correu tudo bem? Ainda hoje me lembrei deles porque tinha separado um jogo para levar, o "Quem é Quem" e ainda não o arrumei.
    A nossa tarde foi boa tb, a Maria lá se iniciou na piscina. A princípio, com algum medo mas depois descontraiu.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Minha querida:
    Aqui parece-me que houve uma«falha» da parte de quem tem a responsabilidade do blog:das duas, uma - ou os comentários,como no teu caso,só são postados depois de aprovados,ou pura e simplesmente,quando não são feitos de boa fé,excluem-se.Se tivesse sido comigo,eu nem sequer respondia.Eliminava e...pronto.Cortava o mal pela raiz.Todos os blogueiros têm a faca e o queijo na mão e, nem poderia ser de outra forma.Mas,sabes? Ainda vai a tempo.Excluam todas as parvoíces e,quanto mais depressa,melhor para eles não se ficarem a rir e ,quem sabe? a mostrar a este e àquele.
    «Pensem,atuem,falem e vivam como quem tem da vida o sabor da vontade,do amor e do bem - querer. Não deixeis que as confusões» de uns poucos vos «perturbem o espírito, desviando -o do seu caminho e quebrando a sua harmonia.»(J.S.Nobre)
    Beijinhos da
    Mamã

    ResponderExcluir
  6. Sabes, minha querida, eu nem entendo como e' que algo assim pode acontecer. Quando temos um blog, temos " a faca e o queijo na mao", pois podemos decidir o que fazer. Se fosse comigo, nao respondia, porque la' diz o ditado que a palavras loucas devemos fazer orelhas moucas. Depois ha', ainda outra possibilidade: quando nos chega um comentario deselegante, a primeira coisa a fazer e' exclui- lo. E assim se resolvem muitos problemas
    Beijinhos da tua
    Mae

    ResponderExcluir