quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dia da criança

As minhas sinceras desculpas por ontem ter deixado em branco este dia tão importante. Deu-me a preguiça e não tive vontade de escrever.
O dia da criança deveria ser todos os dias e não apenas um. Tantas há que caem em esquecimento e são mal tratadas! E não sou eu a falar mas sim os dados: em apenas 6 meses do ano transacto registaram-se, em Portugal, 2815 casos de abusos e maus tratos a crianças e jovens. Este é somente o número oficial apesar de ter a certeza de que a realidade fica além dele, infelizmente. O nosso sistema baseia-se em premissas erróneas: desde os tribunais de menores, aos clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e as ditas comissões...Alguns dizem nada poder fazer sem o consentimento dos pais, pais esses que são os prevaricadores!!!! Outros, não têm a audácia de romper com o sistema obsoleto, e decidem em favor de guardadores que deveriam ser imediatamente afastados da criança. Se tudo funcionasse harmoniosamente e em conjunto, muito drama seria evitável. Porque, do que se trata é ver cada caso, como um caso único, com as suas particularidades. Podemos até ter a mesma situação mas há sempre variáveis. Não é aplicar um padrão que nos foi ensinado a toda e qualquer situação. E, isso requer muito trabalho e dedicação à causa.
Vejo tantas injustiças que me deixam com o coração apertadinho. As crianças não foram feitas para sofrer mas sim para serem muito amadas. Quem abusa e maltrata uma criança é a pior das criaturas e, permitam-me acrescentar a esta categoria os idosos e, também, os animais por se tratarem de seres indefesos. São pessoas cobardes e sem qualquer tipo de sentimentos.
Vamos proporcionar o melhor do mundo a estas "pessoas em ponto pequeno" porque elas merecem. As crianças de hoje, serão os adultos de amanhã e estaremos a contribuir para uma sociedade melhor.
Na minha casa, mimo muito as minhas crianças e transmito-lhes valores que considero importantes: justiça, verdade, honestidade, partilha. Fora do meu lar, vou fazendo o que posso por outras crianças. Tivesse eu mais poder para as  proteger...
Um grande xi-coração a toda a pequenada

2 comentários:

  1. Oh Marta, que palavras bonitas. É bem verdade o que escreves. O pouco que fazemos pelos nossos meninos é tanto na vida deles.
    Malditos aqueles que maltratam e destroem a vida de muitas crianças.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, aqui como noutras partes do mundo, ainda nao se arranjou um modo de proteger os indefesos. Por outro lado, e tu sabes muito bem disso, o nosso sistems come¢a por ter colaboradores que sao, juntamente com alguns agentes do ensino, os primeiros a proporcionarem situa¢oes em que as crian¢as vao ser molestadas. Ou sao pessoas malformadas, ou nao teem carater, ou entao e' mesmo malvadez. Que Deus lhes perdoe por tanta irresponsabilidade.
    Eu , infelizmente, falo com conhecimento de causa.
    Felizes dos habitantes dos paises mais evoluidos

    ResponderExcluir