domingo, 17 de março de 2013

Razão vs. Intuição

A intuição é um processo involuntário, que não controlamos e, geralmente acontece com a maioria das pessoas quando se encontram perante uma situação que exige uma tomada de decisão para a sua resolução.
Tantas vezes fui levada a fazer algo quando todas as células do meu corpo me diziam o contrário...
O raciocínio que é usado para resolver essa situação é completamente inconsciente; Já a razão é o processo oposto, em que a mente humana encontra conclusões baseadas na lógica natural, levando em consideração suposições ou premissas que auxiliam na tomada de decisão. A razão é uma habilidade restrita dos humanos, sendo por isso, um dos seus elementos diferenciadores relativamente a outras espécies. No entanto, o labirinto do conhecimento pode levar o homem a  perder-se, acreditando ser portador de uma verdade maior e absoluta.
Ultimamente tenho tido estranhos pesadelos, os quais não consigo decifrar mas sei que é a minha intuição a alertar-me para algo. A razão diz-me para ignorar mas a intuição está lá e é muito forte.
E agora, o que fazer?

4 comentários:

  1. Minha querida:
    Não podes levar a sério os sonhos enquanto dormes,pois isso é o teu inconsciente ocioso a entreter-se.Esses pesadelos resultam do facto de teres muitos problemas entre mãos ao mesmo tempo,e, como não és imensa,de noite afliges-te. Não leves isso muito a sério.Sabes que podes contar sempre e incondicionalmente comigo.
    Beijinhos da
    Mamã
    Tudo vai correr bem,acredita.

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer seu blog por indicação de sua mãe e encontro excelentes textos por aqui!Adorei essa reflexão sobre razão e intuição! Muitas vezes tb me pego tendo alguma boa intuição e geralmente quando sigo vai tudo bem e quando não sigo acabo por me arrepender!...rss...são mistérios que não conseguimos explicar!Parabéns pelo seu blog e voltarei!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne, seja bemvinda ao meu cantinho. Obrigada pelo elogio dos meus textos.
      Também já cliquei no seu nome e...nossa! Tem tantos blogues!! Mas, com tempo, também irei visitá-los.
      Um grande beijinho

      Excluir
  3. Uma e outra fazem-nos falta.
    Mas nenhuma delas é infalível.
    Marta, minha querida amiga, tem uma Boa Páscoa.
    Beijo.

    ResponderExcluir