quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

As noivas do ópio

No Afeganistão assiste-se a uma realidade tenebrosa que ataca os produtores de papoilas e suas famílias. Os traficantes de droga, cada vez com uma presença maior no país, forçam os donos destas terras a venderem as suas filhas como forma de pagamento pelas terras que ocupam. E, não só... Muitas vezes, o governo do Afeganistão descobre as plantações e manda destruí-las, provocando a ira dos traficantes. Estes, por perderem o seu produto, chegam a perseguir e raptar crianças, não só meninas, mas também meninos, de modo a forçar os pais a arranjarem dinheiro. As crianças funcionam como uma moeda de troca, como um incentivo para os pais reunirem o dinheiro perdido com a destruição das plantações.  E, os barões da droga são bastante piores do que os taliban. Um pai, conseguiu com a ajuda de toda a família reunir 20.000 dólares para reaver os seus filhos, no entanto, na hora do pagar, o dinheiro ainda não era o suficiente. Somente lhe entregaram a sua filha. Dois meses depois, enviaram-lhe o filho, em coma, que morreu dois dias depois.
Que espécie de mundo é este? O Afeganistão é um país com uma população muito pobre. 20.000 dólares deve ser extremamente difícil de juntar. E para quê? Para reaver os filhos, feitos prisioneiros e escravos sexuais! Tudo por causa da droga e os seus lucros!
São crianças sem Direitos e mulheres sem Futuro...
Ao invés de estarem a dar sempre as mesmas notícias, bem que podiam denunciar estas atrocidades do Médio Oriente que teimam em chegar aos ouvidos do Ocidente.

Um comentário:

  1. Minha querida:
    O que acabo de ler, e que também desconhecia, é simplesmente horripilante, violento, desumano,um atentado à DIGNIDADE.
    Fizeste muito bem em ter tocado neste assunto, porque,quem te ler, vai ficar curioso/a para saber mais, e também vai passando palavra.
    Situações destas deviam ser denunciadas,mas o medo de represálias impede os atingidos de tomarem essa atitude,perante quem de direito. Pode ser que algum jornalista pegue no tema,quem sabe?
    Beijinhos
    Mamã

    ResponderExcluir