terça-feira, 18 de maio de 2010

Amizade

As amigas que deixaram de o ser, as que permanecem e as que passaram a sê-lo...Creio ser estas as 3 categorias que, basicamente, resumem este "estatuto".
Quanto às que deixaram de o ser, há algumas que deixam saudades. A amizade é pressuposto de cuidado, no sentido de que temos de cultivá-la, sob pena de esta morrer. Por sua vez, este cuidado quer-se bilateral. Quando ele existe de uma parte só, o melhor é pôr o coração ao largo e deixar partir o/a amigo/a. A dada altura, apercebemo-nos de que fazemos tudo por determinada pessoa mas o inverso não é verdadeiro. Chamo a isso: amizade de conveniência. Outras vezes, o erro é mesmo meu, de discernimento. Fui enganada pelas aparências e aquela que parecia ser amiga, simplesmente não era. Antes pelo contrário, era uma víbora.
Bendigo as que permanecem. Já fazem parte da minha "tropa de elite". Estão comigo, independentemente do que se passar. Posso contar com aquele ombro nos bons e nos maus momentos. E isso é o melhor sentimento do mundo: saber que não estamos sós! Que temos com quem festejar quando os acontecimentos são positivos, e que podemos dividir os males que nos consomem nas alturas negativas. Para todas as que estão aqui: um grande bem haja.
Às que passaram a sê-lo: sejam bem-vindas. Se tive desagradáveis surpresas com determinadas pessoas, é bom sublinhar que também fui surpreendida pela positiva. Há pessoas que já conhecia mas não teria uma relação de proximidade. Assim sendo, também não poderia conhecer a fundo as mesmas. Só tinha aquelas "impressões". De sublinhar que, pelo parco contacto, já dava para perceber algo. Se gostava? Sim, caso contrário não conviveria com elas. Falo assim, meio em abstracto, pois não quero referir nomes.
Podem falar o que quiserem mas, para mim, são grandes Mulheres. E quem comenta em desabono da verdade é porque não as conhece bem. São forças da natureza: são mães, esposas, mulheres, amigas, profissionais, donas de casa e solidárias com quem precisa. São verdadeiras caixinhas de surpresa.
Como qualquer amizade que prezo, só peço uma coisa: longevidade com lealdade.

2 comentários:

  1. Minha querida Marta
    Eu acho que já publiquei um escrito ,no meu blog,sobre a Amizade.
    É um bem precioso.
    Já dizia Dugpa Rimpoché «A amizade é uma ponte entre as diferenças. Faz-nos viver de acordo connosco próprios, sem hipocrisia, e torna-nos benevolentes para com os outros. Ela junta o que foi disperso pelo egoísmo e pela ignorância.»
    Mas, cuidado com as falsas Amizades! Só na adversidade é que conhecemos verdadeiramente quem são os nossos amigos.
    Um beijinho da
    Mamã

    ResponderExcluir
  2. Minha querida
    Ter amigos é como ter um tesouro.Mas,tens toda a razão:é preciso longevidade com lealdade e,em relação a algumas pseudo-amizades,só te digo uma coisa:foge, a sete pés.Gente invejosa e matreira é um grande perigo.tens de ter muita lucidez para saberes separar o trigo do joio.
    Sabes? Tenho a sensação de que já tinha deixado aqui um comentário.Estarei enganada?
    beijinhos da tua muito amiga
    Mamã

    ResponderExcluir