quarta-feira, 8 de junho de 2011

O meu PAI

Como qualquer outro ser humano, o meu pai terá defeitos mas as suas qualidades são bem patentes nesta história (da vida real) que aqui conto.
Todos os dias falamos ao telefone e, num desses telefonemas, o meu pai confidenciou-me que estava muito abalado. De imediato, perguntei-lhe o que o estava a incomodar. Frequentador assíduo do Pingo Doce da sua área de residência, reparou num pedinte, novo, educado e até nem tinha mau aspecto. O rapaz frisou que não queria €, mas tão-somente algo para comer. O meu querido pai, com o seu gigante coração, depressa lhe disse para entrar com ele no supermercado mas o rapaz não queria por já ter sido posto fora. Ora como a teimosia também consta das qualidades (ou defeitos?) do meu pai, o rapaz entrou mesmo. A ordem do meu pai dirigiu-se à secção das refeições: disse para lhe darem todos os dias o almoço e ele pagaria essa despesa. Os funcionários acederam ao pedido/ordem. Disse-me o meu pai que estava uma pilha, ai de alguém que tentasse pôr o rapaz dali para fora, mas isso não aconteceu. O rapaz ficou muito agradecido. Depois, conforme o combinado, no final da semana lá foi o meu pai pagar os almoços mas o rapaz tinha desaparecido. Veio a bomba: no supermercado contaram a vida amarga deste jovem de 25 anos. Tinha emprego, casa, uma vida mediana mas estável. Perdeu o emprego e isso foi o começo do fim. Perdeu tudo, até a casa. Andava na rua e teve a sorte de se cruzar com um bom samaritano. Mas isso não bastou e, o rapaz, suicidou-se. Como é de se esperar o meu pai ficou muito incomodado e ainda está a digerir isso.
Mas, no meio desta tragédia, fica uma certeza da qual nunca tive dúvidas: o meu pai tem um grande coração. Amo-te Pai.

2 comentários:

  1. Realmente seu pai tem um grande coração. E com o passar do tempo pessoas de grande coração está diminuindo. Por vários motivos, um deles é a própria violência. A algum tempo atrás uma senhora ajudava um rapaz. Ajudou-o por muito tempo. Mas, um dia que ela não pode ajudar, ele invadiu a casa dela e a espancou. Seu pai foi mesmo um bom samaritano na vida deste rapaz. Pena que o desfecho esta história foi esse. Seu pai fez o que podia ter feito. São este herois da vida real que fazem da vida algo melhor. Pena que estes herois estão em extinção. Precisaríamos destes herois no governo!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida:
    Por mais defeitos que o teu pai tenha,uma coisa é certa: é capaz de despir a camisa para a dar a quem não tenha nenhuma. Sempre teve um bom coração.As esmolas dele são atos de Amor. Não as dá para os outros verem; nisso não é hipócrita.A doação das suas esmolas é também um ato da Caridade.Se pode, dá aos que precisam, não os humilhando nunca.«E o Pai, que vê em segredo»,(J.S.Nobre) dar-lhe-á a recompensa,embora ele não esteja à espera dela.

    ResponderExcluir